quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Medida da FPF permite juiz interromper a partida em caso de fogos no estádio

Del Nero
O Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo e a Federação Paulista de Futebol anunciaram novas medidas de segurança contra fogos de artifício nos estádios do Estado.
Em coletiva realizada nesta quarta-feira (27), na sede da Federação Paulista, em São Paulo, o presidente do TJD, Mauro Marcelo de Lima e Silva e o presidente da FPF, Marco Polo del Nero, afirmaram que as partidas que forem avistados fogos de artifício de qualquer espécie serão interrompidas, como declarou Mauro:
- A partir dessa resolução do tribunal de justiça desportivo, todo evento assim que o juiz for comunicado ou visualizar qualquer tipo de artefato pirotécnico na arquibancada, ele vai interromper a partida, chamar a policia e relatar na sumula. A súmula será apreciada pelo tribunal de Justiça Desportiva e o clube responsável sofrera as sanções existentes.
Mauro Marcelo também disse que as punições aos clubes serão pesadas, desde multa em dinheiro até uma possível desfiliação da agremiação responsável pelo torcedor que portar os fogos.
- Punições podem jogar ate R$ 100 mil, perda de mandos na partida e, dependendo do caso, a desfiliação da agremiação responsável pelo torcedor infrator. Essa atitude é para chamar os dirigentes e os clubes a ajudarem a fiscalizar para que sua torcida não cometa ações como essa.
Se o clube, por ventura, achar o torcedor que está portando ou soltou qualquer tipo de fogo de artifício a pena poderá ser diminuída. Essa medida vale apenas para jogos que estão sobre domínio da Federação Paulista. Para partidas da Libertadores, por exemplo, a interrupção não é válida.
O Tribunal de Justiça Desportiva promete rapidez no julgamento e resolução dos casos:
- Eu não teria chamado os senhores aqui se não fosse pra dizer que é uma medida enérgica. Eu vou depender da sumula e, sendo apreciado pela procuradoria, vamos julgar em nosso tribunal. O prazo para se entregar a súmula é de ate 48 horas e após isso já entramos com as medidas cabíveis.
Esta nova resolução foi escrita e decidia após a morte do garoto Kevin Espada, no jogo entre San Jose e Corinthians, pela Libertadores:
- Baseado nesse fato de repercussão internacional, considerando o San José e o Corinthians, que fatos como esse além de lamentáveis, prejudicam nossa imagem para a Copa e outros eventos internacionais. Considerando a competência deste tribunal, considerando o estatuto do torcedor, pois prevenir a segurança é uma obrigação de todos, nós fizemos essa resolução.
Fonte.R7



Nenhum comentário:

Postar um comentário