sábado, 19 de abril de 2014

Morre, aos 66 anos, o apresentador e locutor esportivo Luciano do Valle

 


Morreu neste sábado (19) o narrador Luciano do Valle. Ele tinha 66 anos. Luciano passou mal quando viajava para Uberlândia, onde narraria uma partida do Campeonato Brasileiro de Futebol. A causa da morte foi infarto.
Luciano do Valle chegou ao aeroporto de Uberlândia, no Triangulo Mineiro, às 14h35. Ele embarcou no voo que saiu de Congonhas, em São Paulo, uma hora antes. Ainda no avião, ele passou mal.
O repórter da TV Globo, Marco Aurélio Souza, estava no mesmo voo.
“Não teve uma grande confusão. Ninguém ficou sabendo no voo que ele estava passando mal. Quando a gente chegou aqui em Uberlândia aí sim todo mundo desceu e o Luciano ficou no avião junto com o médico esperando a ambulância, porque o avião já tinha avisado desse problema”, conta Marco Aurélio Souza.
Trinta e cinco minutos depois de o avião pousar, Luciano do Valle deu entrada no hospital com parada cardiorrespiratória. Morreu uma hora depois.
Luciano do Valle foi para Uberlândia para narrar a partida entre Atlético Mineiro e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, neste domingo (20) às 16h.
Ao longo de 50 anos de carreira, Luciano se tornou um dos maiores narradores esportivos do Brasil. Começou cedo, aos 16 anos, na Rádio Educadora de Campinas, no interior de São Paulo, onde ele nasceu.
No início da década de 70, entrou na TV Globo e participou de grandes coberturas esportivas. Foi um dos narradores da Copa do Mundo da Alemanha, em 1974, e depois se tornou o principal locutor da TV Globo.
Luciano também narrou corridas de históricas da Fórmula 1, como o bicampeonato de Emerson Fittipaldi.
Do sul da Bahia, pela internet, Emerson Fittipaldi disse que Luciano do Valle foi mais do que um narrador.
“O Luciano participou muito da minha vida. Para mim é um dia muito triste e eu quero prestar uma homenagem muito grande a esse ícone do esporte brasileiro”, afirma Emerson.
“Ele marcou um sistema de narração, um conceito completamente diferente, com a voz maravilhosa que ele teve” lembra o comentarista de Fórmula 1 Reginaldo Leme.
O último grande evento dele na Globo foi a Copa de 1982, na Espanha.
“A minha lembrança de Luciano, principalmente, o único gol que eu fiz em Copa do Mundo foi ele que narrou, em 1982”, conta o comentarista de futebol Junior.
Luciano passou pela TV Record e seguiu para a TV Bandeirantes, onde estava até agora. Em mais de 20 anos na Band, se firmou como o maior nome do esporte na emissora.
“Isso que a gente via na televisão, aquela emoção toda, aquilo era o Luciano. Ele era assim também no dia-a-dia”, afirma o diretor de jornalismo da Band Fernando Mitre.
Luciano do Valle se sentia à vontade no ambiente da cabine de transmissão. Ele criou uma marca na narrações de grandes esportes, como o futebol e Fórmula 1. Mas também ajudou a popularizar outras modalidades, como vôlei e o basquete. Foi o conhecimento dele do mundo esportivo que conquistou o respeito de atletas e de companheiros de trabalho.
“É uma perda lastimável, né? Eu acho que Luciano do Valle foi o primeiro grande âncora esportivo do Brasil a acreditar que o esporte no Brasil não era só futebol. Nós carinhosamente o chamávamos de Luciano do vôlei”, afirma o medalhista olímpico Bernard Rajzman.
Foi Luciano que criou os apelidos inesquecíveis de Magic Paula e Rainha Hortência.
“Quando ele viu nós dois jogando ele fez um estardalhaço tão grande que o Brasil inteiro passou a nos conhecer”, lembra a campeã mundial de basquete Hortência.
“O jornalismo esportivo perde um profissional exemplar, os amigos perdem um companheiro e tanto, e ironicamente no fim de semana que começa o Campeonato Brasileiro e no ano da Copa do Mundo do Brasil. É assim que é a vida” diz o narrador Cléber Machado.
“E aprendemos a admirar o Luciano não só pelo grande locutor, por uma voz inconfundível que ditou uma escola de locução na televisão brasileira, mas acima de tudo por um cidadão apaixonado pelo Brasil e pelo esporte brasileiro”, afirma o narrador Luís Roberto.
Galvão Bueno trabalhou com Luciano do Valle na TV Globo e falou sobre o companheiro.
“Nos últimos 37 anos, Luciano do Valle e eu disputamos cada ponto de audiência na TV esportiva do Brasil. Para poder enfrentar, tive que me esforçar muito tal a capacidade que ele sempre teve. Um concorrência dura, mas leal, que nos fez bons amigos. Infelizmente, hoje a comunicação deste país fica mais pobre”, conta o narrador Galvão Bueno.

Fonte:G1 Via:Ipu Notícias



Nenhum comentário:

Postar um comentário